Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de maio de 2011

iPad 3 poderá ter tela 3D

Por Maurício Grego, de EXAME.com - Segunda-feira, 09 de maio de 2011 – 09h51

image

São Paulo — A possibilidade de a Apple adotar tecnologias de imagem 3D vem sendo debatida desde que se descobriu que a empresa da maçã registrou patentes relacionadas com isso. Nesta semana, a discussão se intensificou depois que o site RCR Wireless publicou declarações de uma profissional de Hollywood. "O fato de que o iPad 3 vai ser 3D é totalmente certo", disse ela.

O RCR não revela quem é sua fonte misteriosa. Mas ela teria contado, ao site, que os estúdios de Hollywood estão correndo freneticamente para preparar um acervo de filmes em 3D a ser oferecidos no iPad 3. Rumores vindo da China reforçam essa informação. Eles indicam que a Foxconn, que fabrica o iPad para a Apple, estaria se preparando para fazer uma versão com tela 3D.

A primeira das patentes de tecnologia 3D registradas pela Apple descreve uma tela que permite a visualização de imagens tridimensionais sem o uso de óculos especiais. Foi aprovada em novembro do ano passado, mas o pedido de registro foi feito muito antes, em 2006.

A segunda patente é sobre uma pequena câmera para captação de imagens estereoscópicas. Tudo indica que essas tecnologias não estarão no iPhone 5. Assim, há uma chance de que a empresa planeje empregá-las no iPad 3, que pode até se chamar iPad 3D.

Hollywood aplaude

A ideia de um iPad 3D agrada aos estúdios de Hollywood, que veem, nessa tecnologia, uma oportunidade para a venda de filmes. Outra óbvia interessada é a indústria de jogos digitais. Para a Apple, seria uma maneira de manter a imagem de produto avançado conquistada pelo iPad.

Com muitos concorrentes chegando ao mercado, fica cada vez mais difícil, para a Apple, diferenciar o iPad dos demais tablets. Ele já não é o mais fino (os atuais campeões, nesse quesito, são os Galaxy Tab 10.1 e 8.9, da Samsung). Também não é o que tem mais recursos nativos, já que existem modelos que incluem, por exemplo, TV e rádio FM, itens ausentes do tablet da Apple.

O iPad continua sendo o tablet mais amigável e o que tem maior acervo de aplicativos, além de ter a marca mais valorizada e o design mais elogiado. Mas os tablets com Android vem diminuindo gradualmente a distância também nesses itens. Assim, ter um bom sistema de captação e exibição de imagens 3D seria, para Apple, uma forma de continuar sendo vista como a grande inovadora nesse mercado.

Não aos óculos

Quanto ao consumidor, seu interesse pelo 3D parece não estar no mesmo nível do empenho da indústria em vender essa tecnologia a ele. Uma pesquisa recente feita nos Estados Unidos pelo NPD Group mostrou que quase metade dos consumidores americanos rejeitam a ideia de ter um televisor 3D, independentemente do preço.

Naturalmente, o que vale para os televisores pode não valer para dispositivos portáteis, como o iPad. A pesquisa da NPD apontou que o que afasta os consumidores é, principalmente, o fato de precisarem usar óculos para ver as imagens em 3D na TV. Assim, telas que permitem visualizar essas imagens sem óculos especiais têm chances maiores de fazer sucesso.

Obviamente, a Apple não está sozinha ao apostar no 3D. A Nintendo diz que sua previsão é vender 11,6 milhões de unidades do videogame portátil 3DS neste ano. E a LG marcou seu ponto com o Optimus 3D, o primeiro celular com tela 3D. Ambos permitem ver as imagens tridimensionais sem o uso de óculos especiais.

É o que se espera, também, do iPad 3. Naturalmente, como a Apple não fala de produtos futuros, é preciso esperar para saber se os rumores vão se confirmar ou se eles são mesmo apenas rumores.

Skype irá retomar serviço Número Online

Por Monica Campi, de INFO Online - Segunda-feira, 09 de maio de 2011 – 15h21

image

SÃO PAULO – O Skype Brasil anunciou hoje que firmou um acordo com a empresa GT Group e que desta forma irá retomar o serviço Número Online (SkypeIn) que havia sido interrompido no país.

Na última terça-feira (03), o Skype e a empresa Transit Telecom entraram em conflito após a empresa VoIP anunciar que a Telecom havia encerrado seu contrato e que deixaria de prestar o serviço no Brasil.

Em comunicado, a Transit Telecom afirmou que a relação da empresa com o Skype não fornecia obrigações legais com os consumidores, uma vez que a contratação do serviço ocorreu diretamente com o Skype.

“Os negócios existentes entre as empresas do Grupo Transit, no Brasil e no exterior, com a Skype foram encerrados a partir de 25 de março deste ano, em virtude do término dos contratos existentes e não renovados em decorrência da atitude unilateral da Skype, no sentido de utilizar outras empresas no Brasil para efetivação de seu tráfego de telecomunicações, expondo o nome e a responsabilidade técnica e regulatória da Transit a riscos incompatíveis e desproporcionais às relações comerciais existentes”, dizia o comunicado.

Muitos usuários do serviço, que permite aos usuários do Skype criarem um número de telefone virtual, para que chamadas nacionais sejam redirecionadas para o programa, foram pegos de surpresa e reclamaram da falta de suporte de ambas as empresas para resolver o problema.

“Pedimos desculpas pela interrupção nas conversas de nossos usuários, e estamos trabalhando com o GT Group e as autoridades locais para que a situação volte ao normal assim que possível. Agradecemos aos usuários pela paciência, enquanto passamos por esse processo”, afirmou o Skype em comunicado nesta segunda-feira.

Questionado sobre novos prazos para restabelecer o serviço e se os usuários poderão manter os números antigos, o Skype enviou a seguine resposta à INFO:

“Nosso principal foco é dar suporte aos usuários, para quem estamos trabalhando para devolver o serviço Número Online e evitar novos problemas”, afirmou lejandro Arnaiz, gerente sênior de desenvolvimento de negócios da Skype para a América Latina.