Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de maio de 2011

Microsoft compra Skype por US$ 8,5 bilhões

Por Rogerio Jovaneli, de INFO Online - Terça-feira, 10 de maio de 2011 – 09h38

image

SÃO PAULO - A Microsoft anunciou hoje a compra da empresa de telefonia pela internet Skype por 8,5 bilhões de dólares, no maior acordo de aquisição já fechado pela gigante do software.

O montante será pago, em dinheiro, ao fundo de investidores Silver Lake, que detém o comando do Skype.

O Skype produz versões de seu serviço de telefonia para dispositivos como iPhone e iPad, da Apple; BlackBerry, da RIM; e aparelhos com o sistema operacional Android, do Google.

Na semana passada, após o serviço de ligações via web ter atrasado sua oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês), fontes diziam que Facebook e Google tentavam um acordo de aquisição com a empresa.

Em nota oficial, a Microsoft diz que o Skype oferecerá suporte a dispositivos como o Microsoft Xbox e Kinect, Windows Phone, bem como a dispositivos com Windows. A gigante de software irá conectar usuários do Skype aos do Lync, Outlook, Xbox Live e outras comunidades.

"O Skype é um serviço fenomenal que é amado por milhões de pessoas em todo o mundo", disse o CEO da Microsoft, Steve Ballmer. "Juntos, vamos criar o futuro das comunicações em tempo real para que as pessoas possam facilmente se conectarem à família, amigos, clientes e colegas em qualquer lugar do mundo."

Segundo a Microsoft, o Skype vai se tornar uma nova divisão de negócios dentro da companhia, a Microsoft Skype Division, que será comandada pelo CEO do Skype, Tony Bates, reportando-se diretamente a Ballmer.

"Microsoft e Skype compartilham a visão de trazer inovação em software e produtos para nossos clientes", declarou Tony Bates. "Juntos, seremos capazes de acelerar os planos da Skype para ampliar nossa comunidade global e introduzir novas maneiras para que todos possam se comunicar e colaborar", disse Bates.

Fundada em 2003, o Skype foi adquirido pelo eBay em setembro de 2005, e depois comprado por um grupo de investidores liderado pelo Silver Lake, em novembro de 2009.

Fazem parte do grupo de investidores: eBay International AG, CPP Investment Board, Joltid Limited, em parceria com Europlay Capital Advisors, e Andreessen Horowitz.

A aquisição está sujeita a aprovações regulatórias e outras condições de fechamento. As partes esperam obter todas as autorizações durante este ano.

Google anuncia Android Ice Cream Sandwich

Por Monica Campi, de INFO Online - Terça-feira, 10 de maio de 2011 – 14h01

image

SÃO PAULO – Durante o evento para desenvolvedores Google I/O 2011 a empresa anunciou o novo sistema Android Ice Cream Sandwich para dispositivos móveis.

De acordo com o Google, o novo sistema terá avançadas aplicações framework e rodará em múltiplos dispositivos móveis, incluindo tablets e smartphones, e deve chegar no final do ano.

Diferentemente dos anúncios anteriores, o Google não numerou essa nova versão do Android, pois a intenção da empresa é desenvolver um sistema único para todos os tipos de aparelhos móveis.

Desta forma, as funcionalidades do sistema Android Honeycomb irá se integrar aos outros dispositivos móveis, além dos tablets, e se chamará Android Ice Cream Sandwich.

O Google também anunciou uma atualização para o sistema Honeycomb, na versão Android 3.1, com alguns ajustes no redimensionamento de widgets e possibilidade de jogar games usando o controle de consoles, por exemplo. O update chega a partir de hoje para tablets Xoom da operadora Verizon, e nas próximas semanas para os outros países.

Além dos tablets, o Android 3.1 irá rodar nos aparelhos Google TV, que também terão acesso à loja de aplicativos Android Market.

A empresa também anunciou o serviço de aluguel de filmes através da Android Market. Os conteúdos virão em formato de streaming com validade de 30 dias, sendo que a partir do momento que for iniciado o filme deverá ser visto em até 24 horas. Haverá a opção de streaming pelo smartphone também, que será disponibilizado em breve.

Por fim, o Google finalmente anunciou seu serviço de música online, o Music Beta, disponível para tablets, smartphones (Android 2.2 e superiores) e computadores, que permite armazenar até 20 mil músicas nas nuvens. Inicialmente o serviço estará disponível somente nos Estados Unidos e sob convite.

De acordo com o Google, atualmente existem 100 milhões de dispositivos com Android (mais de 400 mil ativações por dia), 310 modelos de aparelhos disponíveis pelas 36 OEM parceiras e mais de 200 mil aplicativos disponíveis na Android Market desenvolvidos por 450 mil programadores.