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quinta-feira, 31 de março de 2011

Golpes usam links camuflados e usuários 'curtem' páginas maliciosas

Ataque à rede social Facebook é chamado de 'likejacking'.
Em páginas falsas, cliques em vídeos criam post no mural.

Altieres Rohr Especial para o G1 - 30/03/2011 17h59 - Atualizado em 30/03/2011 18h08

 

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O Facebook está batalhando uma fraude virtual que usa a técnica conhecida como “sequestro de cliques” para forçar usuários a “curtirem” páginas maliciosas. As páginas normalmente apresentam vídeos ou outros elementos que fazem com que o usuário clique na página. No entanto, “abaixo” do elemento visível, está um link de “curtir” no Facebook – o resultado é um post no mural da vítima divulgando o site malicioso.

O “vírus” se espalha apenas dentro da rede social, na forma de posts em murais e outras informações “recomendadas”. Participantes do Facebook que clicarem nos links das páginas compartilhadas serão redirecionados a questionários que buscam obter informações dos usuários, por exemplo. Cada formulário preenchido (normalmente com alguma “recompensa” ao final) também transfere dinheiro ao golpista.

O problema existe pelo menos desde 2010, mas está se intensificando. “O Facebook precisa resolver esse problema, porque está cada vez sendo alvo desses ataques. A rede social deveria ser mais restrita com a maneira que lida com o ‘curtir’ de páginas externas antes que isso seja usado por mais hackers e spammers maliciosos”, escreveu Graham Cluley, no blog da Sophos.

Mecanismo detecta 'curtição' anormal
Desde a metade de março, o Facebook tenta detectar quando o usuário pode estar curtindo algo estranho. Segundo a Sophos, a proteção não está funcionando adequadamente e a maioria dos cliques falsos continua sendo registrada pelo site.

Quando o Facebook detecta a possível fraude, uma janela perguntando se o usuário realmente curte aquele site é exibida. Sem a confirmação, a ação não é registrada no site.

“Outro problema é que a mensagem de aviso exibida não explica ao usuário que ele pode estar sendo vítima de uma fraude. A solução ideal seria mostrar a janela de verificação sempre que um usuário quer Curtir alguma página”, opinou Chester Wisniewsk, também da Sophos.

“É bom ver que o Facebook está trabalhando no problema, mas a solução que eles criaram não é suficiente”, conclui Wisniewsk.

A Sophos não deixa claro se o recurso já foi utilizado por hackers para espalhar pragas virtuais. O vírus que mais se espalha no Facebook é o Koobface e também usa mensagens nos murais para encontrar suas vítimas. No entanto, as mensagens são normalmente postadas pelos computadores infectados usados para navegar no Facebook.

Parceiras da Microsoft já testam prévia do Windows 8

31/03/2011 10h57 - Atualizado em 31/03/2011 10h59 - Do G1, em São Paulo

Versão foi liberada para fabricantes de PCs como HP e Dell.
Mercado aguarda para setembro programa de testes da versão beta.

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A Microsoft começou a distribuir no início da semana, para um grupo selecionado de fabricantes de PCs, a versão de testes do Windows 8.

Participam do teste do sistema operacional, com lançamento previsto para 2012, as principais empresas que vendem computadores que saem com Windows de fábrica, como HP e Dell.

O sistema para testes é distribuído pelo sistema Microsoft Connect, e de acordo com o site WinRumors, teria o número de versão 7971.0.110324-1900. A expectativa do mercado é de que a Microsoft libere uma versão beta, para testes em público, em setembro. O Windows 7 teve sua versão beta liberada para o público em janeiro de 2009, com lançamento do produto final em outubro do mesmo ano.

O que se sabe do Windows 8 por enquanto é que o sistema será o primeiro da Microsoft a ser compatível não apenas com chips com arquitetura Intel, mas também com processadores de tecnologia ARM, presente em smartphones - como o iPhone, por exemplo - e tablets.

O G1 apurou ainda que o sistema deve ter duas interfaces para o usuário, com uma aparência mais tradicional para computadores operados via mouse e teclado e outra para máquinas com tela sensível ao toque, como tablets.

Brasileiro cria aplicativo que migra fotos do Orkut para o Facebook

Gabriel dos Anjos Do G1, em São Paulo - 31/03/2011 11h14

Com a quantidade cada vez maior de brasileiros passando a usar o Facebook, maior rede social do mundo, o empresário e arquiteto de software curitibano, Rafael Zanoni, resolveu dar uma ajuda no processo de migração de quem já tem conta no Orkut, site predileto dos brasileiros. Zanoni criou o aplicativo "MigraKut" que, uma vez instalado no Facebook, consegue transferir os álbuns do Orkut para a rede social criada por Mark Zuckerberg.

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Aplicativo "MigraKut" deve ser instalado no perfil do Facebook (Foto: Reprodução)

O que o aplicativo faz é uma simples cópia de uma rede para outra, sem apagar as imagens originais. Na página oficial do serviço existe uma explicação passo a passo de como fazer para efetuar a migração e ainda há uma observação alertando que nenhuma informação confidencial do Orkut ficará em posse da ferramenta ou de seu criador.

O MigraKut é gratuito e pode ser usado quantas vezes o usuário quiser, sem limite. O serviço pode ser encontrado no endereço apps.facebook.com/migrakut.

  

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Passo a passo para transferir fotos e álbuns do Orkut para o Facebook (Foto: Reprodução)

Facebook supera metade do número de visitantes do Orkut no Brasil

Do G1, em São Paulo - 31/03/2011 12h41 - Atualizado em 31/03/2011 12h41

Segundo a ComScore, são 17,92 milhões de visitantes únicos em fevereiro.
Líder no Brasil, Orkut teve 32,41 milhões no mesmo período.

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O Facebook, maior rede social do mundo, atingiu uma marca importante em fevereiro de 2011. No segundo mês do ano, o site teve 17,92 milhões de visitantes únicos no Brasil, e pela primeira vez superou a metade dos acessos do líder Orkut, do Google. A rede preferida dos brasileiros fechou o mês com 32,41 milhões de acessos, segundo dados publicados na edição desta quinta-feira (31) do jornal "O Estado de S. Paulo".

O Facebook terminou 2010 com 12,3 milhões de visitantes únicos, com crescimento de 45,5% no ano. Nos últimos seis meses, a audiência do site criado pelo americano Mark Zuckerberg disparou 65,7% no país. No mesmo período, o Orkut cresceu 2,85%.

A ComScore mede a audiência com base em usuários com mais de 6 anos. A companhia leva em conta acesso doméstico e corporativo, em empresas. Foram avaliados dados de 45,23 milhões de usuários.

Em julho de 2010, o Facebook atingiu a marca de 500 milhões de usuários cadastrados em todo o mundo, número cinco vezes maior que os 100 milhões de cadastros no Orkut. O site do Google segue como o mais popular em apenas dois países: Brasil e Índia.