Pesquisar este blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Preços dos celulares Windows cairão rapidamente, diz presidente da Nokia

Nokia e Microsoft anunciaram parceria para smartphones.
Stephen Elop afirmou que acordo final será assinado nos próximos meses.

Da Reuters - 18/02/2011 10h34 - Atualizado em 18/02/2011 11h33

Os preços dos smartphones que utilizam a plataforma Windows Phone cairão rapidamente, disse o presidente-executivo da Nokia, Stephen Elop, nesta sexta-feira (18).

Na semana passada, a Nokia, maior fabricante mundial de celulares, anunciou que adotará o sistema da Microsoft para todos os seus aparelhos. O anúncio provocou temores de que a empresa poderia ter atrasos durante momento em que há disparada na demanda por modelos mais baratos de smartphones.

Elop disse que um dos principais assuntos nas negociações com a Microsoft havia sido convencer a Nokia de que a empresa poderia atingir "uma base de preço muito baixa". "Nós nos convencemos de que é possível fazer isso rapidamente", disse Elop em conversa com jornalistas.

Protótipo de celulares da Nokia com Windows Phone 7, ainda sem especificações e sem data de lançamento anunciados pela companhia finlandesa, que anunciou parceria com a Microsoft na última semana (Foto: Divulgação/Nokia)               Protótipo de celulares da Nokia com Windows Phone 7 (Foto: Divulgação/Nokia)

Ao tentar concorrer melhor com o iPhone, a Microsoft até o momento vinha impondo condições severas de qualidade de hardware aos celulares que usam sua plataforma, o que elevava o preço desses modelos e limitava seu potencial mercado. Como parte do esforço para ampliar seu mercado e reduzir preços, a Microsoft planeja abrir sua plataforma de telefonia móvel a outros fornecedores de chips além da Qualcomm.

As ações da Nokia caíram em mais de 20% depois de seu anúncio do acordo com a Microsoft, mas executivos do setor afirmaram que a nova aliança será boa para a concorrência e inovação. Elop afirmou que o acordo final entre Nokia e Microsoft deve ser assinado nos próximos meses. "A conclusão do acordo acontecerá rapidamente, creio, em cerca de dois meses; pode ser um pouco mais, pode ser um pouco menos", disse.

Elop, que trocou a Microsoft pela Nokia em setembro passado, disse ter vendido todas as suas ações da Microsoft em 17 de fevereiro e adquirido 150 mil ações da Nokia. O canadense é o primeiro não finlandês a dirigir a empresa.