Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Blogs: migração em massa

Com o fim da plataforma do Windows Live, 30 milhões vão para o Wordpress

Texto publicado em O Dia on line – Coluna Digital&Tal

Rio - Depois de a Microsoft revelar que sua plataforma de blogs do Windows Live, o Spaces, seria desativada em seis meses, 30 milhões de usuários tiveram medo de ficar órfãos. Eles não contavam ainda com a recém-anunciada parceria da empresa com o Wordpress, serviço de blogs da Automattic, que herdará os internautas do Spaces e desenvolverá uma ferramenta especial para a migração de conteúdo. O “pai adotivo”, que hoje soma 26 milhões de usuários e responde por 8,5% dos sites da Internet, verá sua “família” superar o dobro do que era antes do acordo.

image

Com o fim do serviço de blogs da Microsoft, o Wordpress tem agora apenas um grande concorrente: o Blogspot. A integração representa um novo espaço de divulgação, já que os blogueiros herdam do Spaces a opção de compartilhar conteúdo e divulgar atualizações de suas páginas para seus contatos através do Windows Live Messenger. Os usuários também saem ganhando: terão direito a todos os recursos da nova plataforma, inclusive serviços pagos e mais espaço de armazenamento.

O Wordpress sai na frente por oferecer a opção de hospedagem de conteúdo em um domínio próprio, como o .com ou .com.br. No site br.wordpress.org, o usuário faz o download de um software livre e gratuito — a versão mais atual é o Wordpress 3.0.1. O usuário cria os posts no software e “sobe” o material para o servidor. Por essa liberdade, muitos blogueiros profissionais optam pelo Wordpress para administrar seus blogs.

Para iniciantes, o Wordpress é uma ótima opção por ter, além de interface prática, uma numerosa comunidade de usuários no Brasil, com fóruns compartilhando tutoriais e dicas sobre a plataforma. “É também o serviço com a maior oferta de temas (modelos prontos de layout) e plug-ins (ou add-ons, pequenos programas que trazem funcionalidades)”, conta Alessandro Martins, editor de sete blogs.

Criar um blog no Wordpress é simples. “É possível criar um blog, buscar anúncios para lucrar e viver disso” aconselha Rodrigo Bastos, blogueiro do Wordpress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário