Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

196 mil pessoas já usam tablets no Brasil

Eduardo Moreira para o TechTudo - 26/10/2011

O instituto multinacional francês de pesquisas de mercado Ipsos revelou recentemente que o Brasil já possui 196 mil usuários ativos de tablets. A pesquisa, que também determinou o perfil dos compradores desse tipo de eletrônico no Brasilm foi realizada no primeiro semestre deste ano.

image

iPad 2 (Foto: Divulgação)

Foram entrevistadas 40.217 pessoas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Recife, entre os meses de janeiro e junho de 2011. Do resultado, foi possível definir o perfil do típico usuário brasileiro de tablet: homem (59%), com idade entre 18 e 24 anos, que é também um superuser de tecnologia (aproximadamente 79 mil pessoas proprietários de tablets também possuem um notebook e um smartphone) e que cursam ou já cursaram o ensino superior (72%).

De acordo com o diretor geral da Ipsos Marplan, Maurício Duarte, a tendência é que a quantidade de homens e mulheres que usam tables no Brasil aumente cada vez mais. Maurício destaca, inclusive, que a participação das mulheres nesse mercado é grande (41%), e que, com o tempo, a participação entre homens e mulheres nesse mercado deve ser mais equilibrada.

A pesquisa também informa que São Paulo é o maior mercado de vendas de tablets do país, com 66% do total, seguido pelo Rio de Janeiro, com 18%. A maioria dos usuários donos de tablets pertencem a classe A, e 66% dos entrevistados afirmam que a principal mídia que influenciou na compra do produto foi a internet. Porém, a velha prática da propaganda "boca a boca" ainda é muito utilizada pelos geeks brasileiros: 41% dos entrevistados compraram o seu tablet depois de receber recomendações de amigos e terceiros.

Por fim, o resultado das pesquisas mostraram que o usuário brasileiro é alguém que quer estar sempre por dentro das novidades tecnológicas, e que o tablet é uma ferramenta indispensável para quem deseja ficar bastante tempo conectado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário