Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

'Não é tão difícil de interromper a internet', diz Bill Gates sobre o Egito

Cofundador da Microsoft foi entrevistado por canal americano. Segundo executivo, presidente do Egito mostra que tem muito a esconder.

02/02/2011 10h56 - Atualizado em 02/02/2011 11h07 - Do G1, em São Paulo

image

O cofundador da Microsoft Bill Gates foi entrevistado pela apresentadora Katie Couric, do canal americano CBS, na noite de terça-feira (1). No programa, Gates disse que a tecnologia facilita a propagação de informações e que “desligando” a internet, o presidente do Egito, Hosni Mubarak, mostra que tem muito a esconder.

Quando Katie perguntou se Gates estava surpreso com a atitude sem precedentes tomada por Mubarak – de “bloquear” a internet em todo o país – o executivo respondeu que “não”.

“Não é tão difícil de interromper a internet se você tem um poder militar para o qual pode dizer o que vai acontecer. Sempre que você faz algo como isso, você está tentando mostrar às pessoas que tem medo que a verdade seja espalhada. É uma tática difícil, mas, certamente, a internet pode ser desligada”, respondeu.

Porém, Gates disse que, mesmo com a internet bloqueada, as pessoas no Egito encontraram maneiras de se comunicar. "Ainda há muitas câmeras de vídeo portáteis e cobertura saindo de lá. Então, há uma consciência”, completou.

Internet volta no Egito
Nesta quarta-feira (2), os serviços de internet foram parcialmente restabelecidos no Egito, após cinco dias de interrupção. No Cairo, já era possível ter acesso à rede em algumas partes da cidade, utilizando um provedor de acesso egípcio.

Dos 80 milhões de egípcios, 23 milhões têm acesso à rede. As autoridades haviam cortado o acesso à internet na noite da última quinta-feira, na véspera de grandes manifestações convocadas contra o regime do presidente Hosni Mubarak.

Nenhum comentário:

Postar um comentário